Cardápio saudável – festinha infantil





Para elaborar uma festa saudável, não é necessário excluir o tradicional brigadeiro ou bolo, mas é fundamental oferecer também opções mais nutritivas para as crianças. O mais importante é que a base da alimentação dos seus filhos seja saudável. O consumo esporádico, em quantidades moderadas, de docinhos ou refrigerantes não traz malefícios e podem estar presentes nas festas de aniversário, porém hábitos alimentares mais saudáveis também devem ser estimulados neste momento.

Algumas sugestões para facilitar a inclusão de alimentos mais saudáveis nas festas são:

  • Substituir os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menor teor de gordura e calorias;
  • Incluir legumes cortados em palitos ou cubos como aperitivo, frutas no espeto, copinhos de salada de frutas, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Montar os lanches e aperitivos em porções individuais pequenas e de forma fácil e prática de serem consumidos com as mãos;
  • Quanto mais colorida for a mesa de comidas, mais interesse a criança terá em provar os alimentos. Abuse da criatividade.

Abaixo seguem algumas opções de comidinhas mais saudáveis para festas:

Salgados

  • Pepinos e Cenouras em palitos (servir potinho com patê de queijo cottage e ervas)
  • Espetinho de tomate cereja com mussarela de búfala (servir potinho a parte com molho de manjericão);
  • Mini  Wrap de peito de perú, mussarela e alface;
  • Esfiha de carne fechada assada;
  • Esfiha de ricota fechada assada;
  • Mini hamburguer caseiro assado, com alface americana e tomate em pedaços no mini pão de 7 grãos;
  • Espetinho de Frango com batata assada;

Doces

  • Potinho individual de salada de frutas com granola e sorvete de iogurte
  • Frutas no espeto (exemplo: morango, uva, banana,maçã) levemente banhadas com chocolate meio amargo
  • Picolé de frutas
  • Bolo de cenoura ou de laranja com cobertura de chocolate. Substituir 50% da farinha refinada pela farinha integral ou de aveia, pois aumenta a quantidade de fibras e de algumas vitaminas.

Bebidas

  • Monte uma mesa com diversas opções de sucos naturais. Para estimular seu consumo, sirva-os em copos bonitos e coloridos.

As indicações são da nutricionista Jéssica Borreli.

Beterraba: O ideal seria optar sempre por alimentos de origem vegetal, em vez dos de origem animal. (Sempre que for possível.)

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